quinta-feira, 28 de março de 2013

Sexta-Feira da Paixão

Véspera de feriado, para muitos religiosos o dia de amanha é um dia que precisar-se respeitado, se você tem o habito de beber algum tipo de bebida alcoólica, fumar cigarros amanha não poderá.

Desde o inicio da semana venho escutando, de pessoas próximas, o que tiver que fazer faça tudo, pois na sexta feira da paixão, não poderá fazer. ATÉ MESMO os hábitos de limpar a própria casa e cuidar do visual.

Respeito os feriados religiosos. Pra ser sincera é bom ter um dia de folga em casa, por outro lado a pessoas que confundem uma data especial, com diversão, bagunça e zoeira.

Na bíblia diz que a Páscoa aconteceu provavelmente no mês de janeiro, a Páscoa do Senhor, que começa no entardecer do décimo quarto dia do primeiro mês.

"No mês primeiro, aos catorze do mês, pela tarde, é a páscoa do SENHOR." Levítico 23:5. O calendário não tem utilidade porque a Páscoa é uma celebração judaica que remonta ao Êxodo em 1.300 a.C. e é o décimo quarto de Nisan, que é o primeiro mês do calendário judaico.

Como a lua nova determina o início do mês de Nisan, a Páscoa original podia cair em qualquer dia da semana, de segunda-feira a domingo. Isto levou a uma polêmica no ano 190 d.c. sobre que dia escolher para celebrar a ressurreição de Jesus Cristo, eis que, se determinam o dia da ressurreição, a Sexta-feira da Paixão.

Tudo estava indo bem até 1582, quando a Igreja Católica adotou o calendário gregoriano, o que a Igreja Ortodoxa Grega não aprovou e, por essa razão, cada qual com diferentes datas continua até hoje.

Por estas razões, é estabelecido que o processo de determinar a data para comemorar a Sexta-feira da Paixão não é humano, e sim divino.

Como faço para observá-lo?

O Novo Testamento não fala nada sobre a forma de comemorar a Sexta-feira da Paixão.

Nada fala de cultos especiais, ou de carregar cruzes pelas ruas, nem de jejuar.
Para observá-lo conforme as Escrituras, teríamos de sacrificar um cordeiro macho sem defeito de um ano, grelhá-lo e comê-lo à noite com ervas amarga e pão sem fermento, como Cristo fez com seus apóstolos na Última Ceia.

É verdade que Paulo fala de celebrar as "festas" em um Coríntios 5:8, mas a sua linguagem alegórica é clara e diz respeito à conduta cristã.

O cristão não tira literalmente o mofo de sua casa, senão continuamente remove a malícia do seu comportamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário